Criando um Pad usando o Operator – How To

Posted on novembro 27, 2008. Filed under: Tutoriais | Tags:, , , , , |

Este tutorial serve para mostrar como criar um simples Pad usando o Operator. São apenas indicações de um dos possíveis caminhos.

1- Crie uma MIDI Track e mude o nome para PAD (cmd + r / ctrl + r). Em seguida, crie um Operator na Track.

1

2 – Mude o Attack do Operator A para mais ou menos 1.00 ms e o Release para 500 ms (se você segurar cmd / ctrl ao mudar os parâmetros com o mouse, eles mudarão os valores em intervalos menores, facilitando edições mais detalhadas). Isso evita clicks no inicio de cada nota. Mude a Wave para Sw3 (isto é apenas um exemplo e não uma regra) pois ela tem um som interessante de Hammond que varia bastante de oitava pra oitava. Abaixe o Level para mais ou menos – 6.0 dB.

*Dica: Sempre que for mudar parâmetros de Envelope, faça pelos números e não pelo desenho. Isso ajudará a associar o resultado ao valor do parâmetro, pois nem sempre haverá o desenho do envelope.


3

3 – Antes de continuar, clique nos quatro quadradinhos coloridos (Algorithm) no Global Shell. Aqui você irá determinar o caminho pelo qual o sinal de cada Operator irá passar. Para este exemplo escolha o último tipo.

! – O algoritimo escolhido faz com que cada sinal gerado pelos 4 operators sejam independentes, ou seja, um não modula o outro. Para um Pad longo como o que estamos criando isto é interessante pois podemos fazer os sons crescerem e diminuirem independentemente.


44 – No Operator B coloque o level em – 6.0 dB e escolha a wave Sw8. Diminua o Coarse para 0.5 e Fine para 10. Isso fara com que o Pad ganhe um pouco mais de movimento e tenha uma base mais solida.

Nesse exemplo não vamos querer que essa base apareça imediatamente, portanto usaremos um Attack longo (cerca de 10 seg, lembre-se de mudar os parâmetros pelos valores). O Decay será mais longo ainda (cerca de 20 seg) e Release em 500 ms, isso dará um movimento bem sutil ao Pad.

5

5 – Agora daremos um pouco mais de movimento e ritmo ao Pad. Coloque o level do Operator C em cerca de – 22.0 dB e seu Coarse em 2. Mude a Wave para Sw16 e coloque Attack em 2 seg, Decay 2 seg Sustain – 30 dB e Release 500 ms.

Bom, por enquanto só temos ritmo se ficarmos mudando as notas a todo momento, mas obviamente não é pra isso que serve um Pad. Agora utilizaremos uma das mais interessantes funções do Operator, o “Volume Envelope Loop Mode”. Aqui você pode fazer seu envelope ficar syncado com o BPM. Explicarei melhor no nosso exemplo.

Coloque o loop mode em Beat e o Repeat em 2. O que ele está fazendo é, a cada 2 compassos o envelope é reiniciado criando assim um envelope ritmico (veja as lessons que vem no Live, uma delas é sobre Pads ritmicos).

Já está começando a soar como um Pad, mas ainda está muito agudo e pouco interessante, mas ainda nem brincamos com filtros e LFOs.

6a6 – Ligue o Filter e deixe em Low 12dB (frequencias baixas passando com uma queda de 12 dB por oitava). Baixe a frequencia até cerca de 600 Hz e o Resonance em 1.00. Repare como o Pad fica mais uniforme nas oitavas mais altas e nas mais baixas.

6b

Agora outro parametro muito importante do Filter, o Envelope. Nesse exemplo usaremos um envelope longo que afetará na maior parte o Operator C (mais agudo). Comece aumentando o parametro Envelope para 32%, em seguida Attack 14 seg, Decay 9 seg, Sustain 40% e Release 500 ms. Agora quando segurar uma nota longa note como o som vai crescendo aos poucos (Operator C).

77 – No LFO modularemos apenas o Filter. Faremos isso desligando os botões Destination A, B, C e D no Shell do LFO e ligando o FIL.

Mantenha a Sine Wave, e na caixinha ao lado da Wave coloque S (Sync).
Coloque 1/3 em Rate e 30% em Mod. Repare como as frequencias mais agudas começam a ser moduladas. O envelope do LFO fica assim A – 10 seg e R – 500 ms.

Agora como podemos deixar esse Pad um pouco mais interessante?

Spread = 40%

8

Para dar um pouco mais de dinamica e movimento ao Pad vamos criar alguns Audio effects. Um simples Simple Delay (duh) e um Auto Pan já ajudam.
Coloque o feedback do delay em 20% e o Dry/Wet em 20%, Delay time em 8 e 4. No Autopan Amount 30% e Rate em 4, apenas para dar um leve (muito leve) movimento.
Um reverb também ajudará bastante.

No fim disso tudo, selecione todos os Devices e aperte cmd/ctrl + G. Isso agrupa os devices e crias os famosos Macro Controls. Mude o nome do instrumento para Pad e salve na sua pasta de presets.

Obviamente há mais coisas a se fazer em um Pad, tais como alterar o filtro de acordo com o Velocity ou Key Range e etc. Mas alongaria demais o post, então numa próxima oportunidade falaremos sobre eles.

Nos próximos posts mostrarei como usar os macro controls criados de forma produtiva.

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to Ma.gnoliaAdd to TechnoratiAdd to FurlAdd to Newsvine

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: