Primeiras impressões usando Logic 8

Posted on novembro 23, 2008. Filed under: Logic | Tags:, , , , , |

Recentemente mudei de plataforma, não suportava mais meu windows, telas travando, bugs gerais, arquivos perdidos e etc. então troquei por um iMac. Novo mundo, a maioria das coisas funciona como você espera, o sistema operacional é muito mais customizavel, as telas raramente (e bota raramente nisso) congelam e uma série de outras vantagens, mas não é pra fazer um review do Mac que eu estou escrevendo esse post.

Quando eu usava PC minha DAW era o SONAR, mas como eu sempre quis passar pro lado da Apple eu nunca me aprofundei demais, apesar de me virar bem. Como o SONAR não roda no Mac eu tive (e quis) que trocar para o Logic 8.

Documentação completa, Interface inteligente

Em primeiro lugar, a documentação que acompanha o software é absurdamente completa, então pra pessoas como eu que acabaram de se iniciar no Logic é um prato cheio. Pra quem não entende inglês não servirá pra nada, pois acredito que não haja um manual em português (só o User Manual tem mais de 1000 páginas). Eu particularmente gosto de ler os manuais e aprender por que cada coisa faz o que faz, então, ponto pra Apple.

A interface é bem parecida com a maioria das DAWs, mas a maneira como ela se comporta é bem diferente. A Apple fez de tudo para integrar todas as janelas com a tela de arranjo. Assim como no Live, clicar duas vezes num clip de audio ou de MIDI abrirá uma janelinha na parte inferior da tela, o que facilita muito editar e navegar pelo projeto simultaneamente. Como é uma DAW mais completa, ainda possui uma janela para edição de partituras, um hyper editor e o Mixer.

Nas laterais da interface você encontra o inspector (esquerda) que nada mais é do que o canal da track selecionada e o Master. No lado oposto encontram-se livrarias, opções de bounce, presets, tudo através de toggle (clica aparece, clica denovo desaparece).

Waves, que Waves?

Já os AU (AudioUnits) do Logic são um caso à parte. Se você é como eu e não procura o compressor mais magnífico do mundo, nem o equalizador mais preciso dos 7 mares, o pacote do Logic lhe fará muito feliz. Tudo o que você precisa está ali (talvez nem tudo, mas boa parte), desde compressores até filtros e efeitos bizarros. Além de todos os AU para mixagem e efeitos, existem ainda os Software Instruments de fábrica. Não tive a oportunidade de brincar com todos ainda, mas o que eu vi me impressionou. A diversidade é imensa, o pacote inclui simples sintetizadores (FM, Sub, Vocoders) e os complexos Ultrabeat e Sculpture, além de outros.

O que ainda me atrapalha…

Ok, nem tudo está perfeito, ainda não acostumei a clicar na linha de tempo pra selecionar onde o playhead deve ficar (espero que isso seja customizável), nem com a edição de MIDI notes e não consegui me aprofundar na edição de audio. Outra coisa que sinto falta são os MIDI effects como os do Live, mas, é pra isso que eu tenho os dois.


…mas também o que ajuda

Até por isso, como uso muito o Live para produção, a primeira coisa que fiz foi ligar os dois em ReWire e voilá, funcionou perfeitamente. É muito simples endereçar tracks de um software para o outro, trabalhar com os dois lada a lado na tela e todo o resto que o ReWire proporciona.

Mas o que mais gostei foi uma coisa muito simples e besta, que talvez nem seja “culpa” do Logic (ou seja, o Live não faz isso). Quando desligo minha FW1814 o software automaticamente liga a placa interna do iMac passando o som pras caixas do computador (ótimo pra ouvir como está ficando em diferentes locais) e quando ligo a FW novamente o som volta a passar por ela.

Essas são apenas as primeiras impressões, pois passei a usá-lo de 2 meses pra cá. Sei que existe muito mais coisas a serem exploradas, como o Environment (pra isso eu já muito estou curioso) por exemplo, então irei postando as descobertas e claro, decepções também.

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to Ma.gnoliaAdd to TechnoratiAdd to FurlAdd to Newsvine

Make a Comment

Deixe uma resposta

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

