Ableton Live – Porque usá-lo?

Posted on novembro 14, 2008. Filed under: Ableton Live | Tags:, , , , , |

Sempre reparei que a maioria das pessoas que são apresentadas ao Live o vê como uma ferramenta amadora, ou aquele simples software que não faz de tudo. Pra mim, essa idéia está muito distante da realidade. Com o advento dos diversos tipos de controladores MIDI (obviamente não apenas por isso), softwares, como o Live, se tornaram uma parte vital dos setups de DJs, produtores, músicos e amadores (no sentido real da palavra) pela facilidade de configuração e grandes possibilidades de customização.

Porque o Live não faz tudo?

Session View

Session View

A grande diferença entre o Live e as outras DAWs é a possibilidade de utilizá-lo como um instrumento e tocá-lo, por assim dizer. Quando digo tocá-lo como um instrumento não estou me referindo apenas a algo como um SoftSynth ou um Reason da vida (tocar notas), mas sim às diversas maneiras de utilizá-lo para criar musicas “on-the-fly”. Claro, o Live também faz o básico, com ele é possível gravar, mixar, editar e tudo aquilo que os outros também fazem. Mas não é aí que está o poder do software, pois de fato é mais produtivo exportar todos os tracks para outra DAW para finalização e mixagem do projeto (mais sobre isso em posts futuros).

Todos sabem que o objetivo do Live (software e empresa) não é ser o centro dos estúdios, mas sim uma simples (e poderosa) ferramenta de criação. Muitos compositores têm seus instrumentos preferidos para composição como o piano ou o violão, no mundo da musica eletronica (e também de outros estilos) o Live funciona como este instrumento de criação. São inúmeros os exemplos de artistas da nova e velha geração que utilizam o Live para rascunhar, desenvolver e até finalizar musicas (sem contar tocá-las ao vivo). Graças às ferramentas disponíveis no programa, a criação de musicas se torna extremamente fácil, rápida e muito intuitiva. Com poucos cliques é possível importar loops, criar instrumentos, desenhar grooves, mapear seu MIDI controller para comandar praticamente qualquer parâmetro dentro do programa.

Ser simples com eficiência

Ultimamente tenho notado muitas semelhanças estratégicas entre a Apple e a Ableton. Ambas se destacam pela simplicidade e funcionalidade de seus produtos. A interface minimalista e pró-criativa do Live me lembra tudo o que é produzido pela Apple atualmente.

Criado para músicos que buscam maneiras mais simples e rápidas de compor e executar suas musicas, o Live abre mão de diversas ferramentas “administrativas” e “burocráticas” das grandes DAWs. Nele é possível saber o que TUDO faz, sem a necessidade de se especializar no programa (ok, talvez nem tudo).

Na atual versão (Live 7) o software está longe de ser completo como uma DAW tradicional (SONAR, Cubase, Logic), mas como ferramenta criativa está muito a frente dos concorrentes. Portanto, vale à pena deixar um pouco de lado os softwares tarimbados (que investem milhares de dólares em marketing) ou utilizá-los juntos através do ReWire e desbravar o mundo criativo do Live.

A diferença de estratégia

Live 7 - Arrangement View

Arrangement View

Outro diferencial importante para nós brasileiros é a forma de se adquirir o programa. Normalmente este tipo de programa chega ao Brasil com o preço acima dos R$ 1000,00, no caso do Live é possível comprá-lo e baixá-lo direto no site. Isso é possível pelo tamanho do arquivo de instalação (apenas 70mb!!!). A diferença de comprar o programa “sólido” (CD, manual impresso, caixinha, brindes) é que você não precisa importá-lo para o Brasil, não necessitando assim do pagamento (absurdo) de impostos. O preço então cai pela metade. Ok, você não terá o CD, nem o manual, nem os adesivos, mas convenhamos que por 600 reais a menos seja melhor ter apenas o arquivo de instalação e o manual em PDF. Outro beneficio dado a futuros compradores é a possibilidade de fazer um upgrade a partir do Live Lite (software incluído em vários produtos como, Controladores, Interfaces de áudio e etc.). O desconto pode chegar a 100 dólares dependendo da situação.

Nos próximos posts discutiremos melhor as possibilidades de criação e o funcionamento do Live 7. Por enquanto fica a sugestão de experimentá-lo. Assista aos vídeos no site da Ableton (www.ableton.com) e veja o que é possível fazer com este simples software.

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: